Referência do Projeto: 2020-1-UK01-KA204-079015

Link para mais informações sobre o projeto:

http://chart-project.eu/en/home/

O projeto CHART é composto por um quadro de ferramentas inovadoras, onde as organizações parceiras aprendem e trocam conhecimentos de modo a construir um processo participativo à volta dos próprios valores do património cultural.

Este projeto propõe uma introdução inovadora e prática de conceitos que não são conhecidos e muito utilizados a nível europeu, como a cartografia cultural, que é uma “viagem de ação” delineada para identificar, investigar ou reivindicar valores comunitários. As interpretações do património têm o objetivo de revelar significados e relações através da utilização de objetos originais, através da experiência e, por meios ilustrativos. A aprendizagem do património é composta por uma gama completa de atividades potenciais destinadas a aumentar a sensibilização do público e a melhorar a compreensão do património cultural.

A intenção do projeto baseia-se no facto de a consciência e expressão cultural ser uma competência importante e é uma responsabilidade comum (variedade de atores-chave envolvidos na educação).

Os principais objetivos deste projeto passam por desenvolver um quadro conceptual de sensibilização, expressão culturais e uma visão prática de como aperfeiçoar a sensibilização e como estimular a expressão entre as partes interessadas relevantes. Outro dos muitos objetivos deste projeto é desenvolver novas ferramentas digitais para instituições culturais e educacionais que possam melhorar o acesso a artefactos e experiências, e desenvolver competências para a literacia mediática, tornando assim as experiências culturais acessíveis a todos os cidadãos. Entre estes, o projeto CHART salienta a importância dos factores-chave culturais (tais como lugares, instituições, pessoas), a fim de desenvolver ligações entre a consciência e expressão culturais e os desafios sociais, económicos e culturais.

O projeto abrange grupos-alvo que vivem em áreas urbanas e rurais, onde a cultura local, pode ser um trunfo importante para o desenvolvimento.

A colaboração em rede entre os principais interessados aumenta as possibilidades de criar produtos, trocar ideias e métodos, colmatando assim as lacunas entre as esferas de aprendizagem.

Financiamento